terça-feira, 9 de julho de 2013

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NO IDOSO

É recomendada para manter e/ ou melhorar a densidade mineral óssea e prevenir a perda de massa magra. A associação entre a AFR e o tratamento medicamentoso é excelente maneira de prevenir diversas doenças.

A treinabilidade do idoso (capacidade de adaptação fisiológica ao exercício) não difere da encontrada em indivíduos mais jovens, sendo importante instrumento de promoção da saúde em qualquer faixa etária, em especial no idoso, induzindo várias adaptações fisiológicas e psicológicas, tais como:

# aumento da capacidade aeróbica;

# aumento da massa muscular e, consequentemente da massa óssea;

# melhor controle da glicemia ( taxa de açúcar no sangue );

# redução do peso corporal total;

# melhora da função pulmonar;

# controle da pressão arterial em repouso;

# benefícios circulatórios periféricos ( varizes )

# melhora da auto-estima e confiança;

# menor dependência para realização de atividades diárias;

# significativa melhora da qualidade de vida.

Para melhor benefício devem ser inseridos exercícios de força e equilíbrio, resistência muscular localizada, caminhadas e alongamentos. De acordo com a necessidade de cada paciente podem ser usados outros procedimentos, tais como: massagens relaxantes ou terapêuticas, apoio psicológico e exercícios específicos de condicionamento.

A partir dos 55 anos, o risco de doença arterial coronariana é muito elevada, devendo então ser realizado o teste ergométrico, com análise também do limiar anaeróbico, permitindo uma melhor identificação da causa de intolerância ao esforço.

Uma avaliação médica pré-participação é fundamental, tendo como principais objetivos: identificação de doenças antigas e atuais, avaliação do estado nutricional, uso de medicamentos, limitações músculo-esqueléticas e nível atual de atividade física.

Esta avaliação antes do evento esportivo para ser considerada ideal, deve incluir ainda testes de força muscular e flexibilidade, análise postural e determinação da composição corporal. O objetivo é construir uma prescrição individulizada, favorecendo um maior ganho de qualidade de vida quando do envolvimento com atividades recreativas e otimizando o desempenho quando da prática de um esporte.

A escolha da modalidade de exercício deve valorizar acima de tudo as preferências pessoais e possibilidades do idoso. O lazer e a socialização devem integrar um programa bem sucedido. Para que tal ocorra, as atividades devem ser sempre que possível em grupo e variadas.


A duração da atividade varia de 30 a 90 minutos, guardando relação inversa com a intensidade. Os chamados “idosos frágeis “ e indivíduos em fase inicial do programa de exercícios podem se beneficiar de sessões de curta duração (05 a 10 minutos) realizadas em dois ou mais períodos ao dia.

Na fase inicial de um programa é importante dar segurança, educando quanto aos princípios do exercício e estimulando os cuidados básicos de prevenção. É importante fazer com que o hábito do exercício se transforme em algo tão natural como, por exemplo, cuidar da própria higiene.


A MEDICINA DO EXERCÍCIO RECOMENDA: 


Respeite seus limites pessoais, interrompendo
a atividade se houver dor ou desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário